A herança cultural dos colonizadores alemâes, italianos, austríacos, poloneses e portugueses é a grande marca dessa região catarinense. No Vale Europeu, a herança cultural alemã se concentra em Pomerode e Blumenau. A Italiana, em Rodeio.
Em quase todos os municípios da região as festas típicas celebram sua herança cultural - na páscoa em Pomerode temos a Osterfest, em março em Blumenau acontece a semana da Cerveja e durante o mês de outubro na região temos em Blumenau, a Oktoberfest, em Brusque a Fenarreco e em Timbó, a Festa do Imigrante.
No Vale Europeu, desde roteiros gastronômicos, o turismo rural como os de natureza, acachoeiras, trilhas, cicloturismo até os de compras, negócios e inovação.
Com base nas informações na Fecomércio e SEBRAE SC, o número estimado de visitantes no turismo em 2019 foi de 16,3 milhões, ocupando posição de destaque na economia catarinense.
O setor responde por 12% do PIB estadual e R$ 630 milhões em arrecadação de ICMS em 2019. A movimentação econômica das atividades turístricas entre 2018 e 2020 foi de aproximadamente R$ 33 bilhões, conforme levantamento da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e Fecomércio. O número considera ocupação hoteleira, visitação a atrativos e realização de feiras e eventos.
O Vale Europeu é composto por 18 municípios, sendo Blumenau a maior cidade, possuindo a maior rede hoteleira. Estima-se que recebeu mais de 750 mil turistas em 2019